Parceria com a BRF – Nudges e Intervenções Comportamentais na Sustentabilidade

CLOO-Behavioral-Insights-Unit-Nudges- Intervenções-Comportamentais-Sustentabilidade

A parceria entre CLOO e BRF, que uniu intervenções comportamentais e nudges à sustentabilidade, resultou na redução em 24% da quantidade diária de alimentos desperdiçados nos restaurantes das unidades produtivas de Concórdia, Rio Verde e Ponta Grossa. 563kg de CO2 na atmosfera da cadeia de produção das refeições não estão mais sendo desperdiçados a cada dia que passa. As ciências comportamentais desempenharam papel fundamental no projeto, realizado entre janeiro e setembro de 2021. Também teve participação a ACE Cortex, empresa especializada em consultoria de inovação na prática, auxiliando no processo operacional das reuniões e coordenação do projeto.

Ao desenhar e implementar intervenções com foco no comportamento, novos aprendizados e vivências que combatem o desperdício podem ser levados também para a casa dos colaboradores da iniciativa, impactando diretamente as comunidades adjacentes a BRF. O projeto piloto contou com duas grandes fases: Diagnóstico Comportamental e Intervenção e Avaliação nas três unidades produtivas de uma das maiores empresas de alimentos do mundo.

“A parceria CLOO e BRF se dedicou a desenhar, implementar e mensurar intervenções a partir do diagnóstico dos principais elementos comportamentais presentes no contexto específico de preparação, servimento e consumo de refeições. Nós conseguimos diminuir o desperdício em todas essas áreas. Este é um estudo pioneiro no mundo, não encontramos na literatura um teste tão grande e nessas três unidades piloto criamos metodologias oficiais para medir o desperdício alimentar da empresa. Então, agora, podemos expandir para nossas outras unidades com dados e mentoria”, explica Sergio Pinto, diretor de inovação da BRF.

Informações
Categoria: Meio ambiente

Data: 23/11/2021