CLOO
Recursos

Notícias

Promover escolhas sustentáveis no dia-a-dia: AYR

Hoje, dia 14 de Maio, o CEiiA apresentou ao mundo a sua mais recente inovação na New York Cities Summit: a plataforma AYR. O CEiiA é um centro português de engenharia e desenvolvimento de produtos, e a CLOO está a trabalhar com a equipa na integração de insights comportamentais no projeto. A plataforma AYR é a primeira a recompensar os seus utilizadores por escolherem opções mais sustentáveis. Aqueles que pouparem emissões de CO2 ao deslocarem-se no seu dia-a-dia numa bicicleta, scooter, carro elétrico ganharão AYR credits. Poderão depois trocar os seus AYR’s por produtos e serviços. Imagine, por exemplo, pagar um delicioso café com os AYRs que ganhou por ter ido de bicicleta para o trabalho de manhã.


A CLOO está a ajudar o CEiiA a integrar as ciências comportamentais nesta plataforma. As pessoas têm comportamentos menos sustentáveis do que idealmente poderiam ter. O que poderá estar a dificultar que as pessoas mudem os seus comportamentos para se tornarem mais sustentáveis - para tomarem melhores decisões? A plataforma AYR do CEiiA tem o potencial para influenciar radicalmente os hábitos diários das pessoas através de passos, pequenos, mas incrementais. Nós, na CLOO, temos explorado como pode a plataforma ajudar eficazmente os cidadãos a ultrapassar os obstáculos que os impedem de fazer escolhas mais sustentáveis.


As ciências comportamentais podem ajudar no design de funcionalidades da aplicação que tenham em consideração as aparentemente inconsistentes e imprevisíveis ações das pessoas, potenciando a adesão e o impacto social. Uma grande parte do trabalho da CLOO passa por compreender e desenhar soluções para os contextos nos quais as pessoas tomam decisões. Por exemplo, que hábitos teriam as pessoas que quebrar para utilizarem transportes mais sustentáveis? Será que sentem que é socialmente aceite ir de bicicleta ou scooter para o trabalho? Quais serão os enviesamentos implícitos e as expectativas das pessoas relativamente aos transportes de baixo carbono? Será que pequenas recompensas financeiras por escolher meios de transporte sustentáveis poderão encorajar as pessoas? Ou poderão até ter o efeito oposto para aqueles que já têm comportamentos sustentáveis? Estas são questões que temos colocado a nós próprios, e que poderão ajudar no design do produto. Estamos entusiasmados para continuar a contribuir para esta área de investigação. Desejamos ao CEiiA uma excelente apresentação da plataforma AYR ao mundo!


https://www.ceiia.com/ayr