CLOO
Recursos

Notícias

Prémio Nobel

Richard Thaler foi galardoado com o prémio Nobel da Economia em 2017, pelo seu trabalho na incorporação de princípios psicológicos nas análises das decisões económicos que as pessoas tomam.

Richard Thaler é considerado um dos fundadores da Economia Comportamental e da Teoria do Nudge – áreas popularizadas através do influente livro que escreveu em co-autoria com Cass Sunstein: Nudge: Improving decisions about health, wealth, and happiness. Uma das principais ideias defendidas por Richard Thaler é que as organizações e as políticas públicas podem ajudar as pessoas a tomar melhores decisões, através de alterações relativamente simples nas arquitecturas de escolhas. Essas mudanças (nudges) podem ter consequências positivas na saúde, bem-estar financeiro, e felicidade dos indivíduos.


Na sessão de entrega do prémio Nobel, Richard Thaler relatou uma história curiosa sobre um encontro com outros economistas amigos. Nesse encontro, estavam todos a comer cajus e, a certa altura, o Richard Thaler levou os cajus para a cozinha. Todos ficaram satisfeitos e lhe agradeceram por isso. Richard Thaler relata este acontecimento como ilustrativo da ironia presente em algumas das decisões humanas. Neste caso, as pessoas ficaram felizes por lhes ter sido retirada uma opção de escolha, o que contraria algumas visões económicas clássicas de acordo com as quais as pessoas deveriam racionalmente preferir ter mais escolhas disponíveis.


Consulte o Link da entrega do Nobel aqui:  https://youtu.be/ej6cygeB2X0