CLOO
Recursos

Formação

Designing Nudges

Fundamentos, Métodos e Aplicações

Será possível criar intervenção sociais que sejam verdadeiramente eficazes, eficazes, de baixo custo, possíveis de ser implementadas em grande escala e que sejam fundamentadas em investigação?


O Nudging é a resposta à essa pergunta. Trata-se de um tipo de intervenção que se baseia nos insights da Economia Comportamental, Psicologia Cognitiva e Psicologia Social para promover alterações comportamentais. Neste workshop iremos introduzir os conceitos de nudge e arquitetura de escolha - termos popularizados por Richard Thaler (prémio Nobel da Economia em 2017) e Cass Sunstein. Iremos explicar o que são intervenções de nudging e apresentar os seus fundamentos e metodologias. Daremos também vários exemplos de como os nudges podem ser utilizados para promover alterações comportamentais positivas em diversos contextos, seja a nível organizacional, escolar, ambiental ou de saúde. Os participantes deste workshop irão adquirir conhecimentos e ferramentas acerca de uma forma inovadora, eficaz, e cada vez mais popular, de incentivar mudanças comportamentais.