CLOO
Recursos

Formação

Designing for People by People

Uma abordagem da Economia Comportamental

A tecnologia está a consumir os nossos recursos cognitivos e o nosso tempo. Estamos diariamente rodeados de dispositivos que requerem a nossa atenção seja de forma auditiva (bips), visual (luzes a piscar), verbal (notificações de apps) ou cinestésica (vibrações de smartphones). A utilização desses dispositivos/produtos é muitas vezes cognitivamente exigente e pouco natural porque a sua criação não teve em conta a cognição humana. A resolução desses problemas começa com a conceptualização e o design dos produtos que criamos.


Como desenhar produtos e tecnologia que 1) sejam eficazes na resolução dos problemas do utilizador, 2) apoiem e guiem as suas ações na interação com os mesmos e 2) respeitem o ser humano tal como ele é? Nesta formação, iremos identificar os fatores contextuais e as características cognitivas, emocionais e sociais do ser humano que devem ser consideradas no processo de criação de produtos. Um bom produto não é apenas esteticamente atraente e divertido, é um produto que resolve um problema do utilizador respeitando as características, as limitações e enviesamentos da sua cognição. Abordaremos ainda as principais fontes cognitivas de erro por parte do utilizador na utilização de produtos e formas de os prevenir melhorando produto. O que distingue esta formação de outras, é o seu foco nas pessoas e na aplicação das ciências cognitivas no processo de criação de produtos e serviços.