CLOO
Recursos

Notícias

Comunicado - Esclarecimento acerca do estudo "Participação, Envolvimento, Pais, Escola, Estudantes - PES XXI"

Porto, 18 de setembro de 2018


A Cloo, autora do estudo, esclarece o seguinte quanto às noticias do dia 18 de setembro, acerca do estudo “Participação, Envolvimento, Pais, Escola, Estudantes - PES XXI”.


O estudo, que seria desenvolvido ao longo deste ano lectivo, tinha por objetivo incentivar todos os Encarregados de Educação, que voluntariamente concordassem em participar, a envolverem-se mais em atividades de leitura com os seus educandos. Em particular, o propósito seria a promoção de momentos de leitura entre pais e filhos fora do contexto escolar ao longo do ano lectivo, algo crucial para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. A intenção foi, desde o início, contribuir para o sucesso escolar dos alunos, utilizando evidências científicas e estratégias que se mostraram eficazes no passado para aumentar o envolvimento dos pais em atividades de leitura.


O referido estudo foi previamente colocado à apreciação da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e da Direção Geral da Educação (DGE), que determinaram a exclusão da pergunta em questão. Sucede que, por lapso, a versão impressa e distribuída não corresponde à versão final, devidamente alterada pela equipa de investigação.


A autora esclarece e afirma que sempre pautou as suas ações dentro dos valores éticos e científicos e que defende a mais absoluta igualdade entre todas as pessoas.


Vem, a autora do estudo publicamente afirmar que está a tomar todas as diligências para analisar e reformular processos de modo a garantir que um lapso desta natureza não volte a acontecer.


A equipa Cloo