CLOO
Projetos

Behavorial Design

ME310

Colaboramos no programa ME310 Porto - Product and Service Innovation. Trata-se de um programa interdisciplinar, que integra Design, Engenharia e Gestão, no qual equipas formadas por estudantes de pós-graduação desenvolvem projetos nos quais criam e testam protótipos que respondem a desafios de design e inovação propostos pelas empresas-parceiras. (ex: Generalli, Ikea, Nokia, Sonae, Triwool, Worten).

Através de sessões de acompanhamento, brainstorming e formações, a CLOO ajuda as equipas a identificar e a refletir sobre as questões cognitivas e comportamentais relevantes e concretas para o desenvolvimento dos seus projetos, por exemplo, ao nível da análise do user e do desenvolvimento de testes de usabilidade dos produtos ou serviços criados.

O que dizem os nossos parceiros

Rui Coutinho

Coordenador do Programa ME310, Politécnico do Porto, Porto Design Factory

O trabalho que a Porto Design Factory tem desenvolvido em parceria com a CLOO, no âmbito do programa de inovação de produto e serviço ME310 Porto, tem aberto novas perspectivas de análise às nossas equipas de inovação. A inserção da dimensão de análise e economia comportamental no contexto do human centred innovation que a Porto Design Factory aplica tem possibilitado uma compreensão mas ampla, mais informada e mais clara sobre o comportamento dos utilizadores, humanizando profundamente a inovação disruptiva que tem sido co-criada com empresas de todo o mundo. O trabalho dos especialistas da CLOO tem sido absolutamente decisivo quer para a qualidade das propostas, quer para o crescimento e desenvolvimento pessoal dos membros das equipas de inovação. Não podíamos estar mais satisfeitos.

Alunos do Programa ME310

Politécnico do Porto, Porto Design Factory

Trabalhamos com a Triwool (http://www.triwool.pt/) num desafio que propõe uma Indústria Têxtil Sustentável e Circular. Um desafio complexo que está sustentado em diversos pilares. A Cloo foi importante para perceber o comportamento humano face ao tema da indústria da moda. Aprendemos a fazer testes com utilizadores e saber como obter melhores resultados através deles. (...). Foi uma ajuda valiosa para tornar o projecto mais fluido e rico em termos de densidade e profundidade de conhecimento e de validade.